Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Você sabia? Projeto quer aumentar a pena máxima no Brasil para 60 anos

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 8 anos

Voc sabia Projeto quer aumentar a pena mxima no Brasil para 60 anos

Você sabia que na Câmara dos Deputados está rolando um projeto de Lei, o 310/11, que tem como proposta o aumento do tempo máximo de cumprimento da pena de reclusão de 30 para 60 anos? O referido projeto é do deputado Sandes Júnior (GO). O projeto foi arquivado no dia 30/01/2015 e desarquivado no dia 11/02/2015.

A proposta altera a redação do artigo 75 do Decreto-Lei 2.848/40 (Código Penal), para:

“Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 60 (sessenta) anos.

§ 1º Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 60 (sessenta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo.

Para o deputado, a pena máxima em vigor atualmente (30 anos), aliada aos benefícios que os presos recebem, gera uma sensação de “impunidade no sistema penal repressivo e de inoperância no preventivo”.

Como é hoje?

O nosso ordenamento proíbe que as penas passem do estabelecido pelo código penal - isto é: 30 anos. CP, art. 75. Já é pacífico que não é possível a fixação da pena privativa de liberdade acima do máximo legalmente estabelecido. O que acontece é que, por exemplo, se durante o cumprimento de uma pena o culpado cometer outro crime e ocorrer uma nova condenação, ele tem as suas penas somadas e limitadas a 30 anos.

Como querem?

Pena Máxima de 60 anos. Por quê? Porque penas duras nos dão a sensação de punição e justiça. O problema, minha gente, é que a sensação de cura não é a cura. Remédios paliativos não resolvem problemas de ninguém. Este projeto é a velha onda, né?, de que quanto mais dura for a pena e quanto mais direito penal tivermos, mais justiça estaremos fazendo. O problema é que o Direito Penal só chega atrasado, quando o crime já aconteceu, portanto a justiça é sempre muito misturada à vingança. Como dizia Zaffaroni:

Esses (que acreditam no endurecimento das penas e na maior atividade do Direito Penal) deveriam entender que o Direito Penal não pode dar mais do que se pede a ele, ou seja, o Direito Penal sempre chega atrasado e não possui os efeitos que promete. O Direito Penal engana quem deseja ser enganado.

O que este projeto é?

Uma Bobagem! O Papa Francisco, que não é penalista, já entendeu isto ao escrever uma carta ao Eugenio Zaffaroni:

“En nuestras sociedades tendemos a pensar que los delitos se resuelven cuando se atrapa y condena al delincuente, pasando de largo ante los daños cometidos o sin prestar suficiente atención a la situación en que quedan las víctimas. Pero sería un error identificar la reparación sólo con el castigo, confundir la justicia con la venganza, lo que sólo contribuiría a incrementar la violencia, aunque esté institucionalizada”

Enquanto projetos surgem a todo momento criando tipos penais e endurecendo as penas, a gente continua com uma sociedade extremamente desigual, separatista - e cadê reformas dos presídios, investimento em ressocialização e coisas do gênero? Dizia Leo Rosa e Alice Bianchini em "Inoperatividade do direito penal e flexibilização das garantias":

“o legislador deve convencer-se de que, para conter o aumento da criminalidade, as reformas sociais são muito mais adequadas e poderosas que o Código Penal Para a defesa social contra a criminalidade e para a elevação moral da população, um pequeno progresso nas reformas de prevenção social valem cem vezes mais e melhor que a publicação de um Código Penal”.

Eu não sei vocês, mas eu estou cansado de deputado que quer criar projetos que causem a sensação de que estamos seguros e fazendo justiça. Por que não pensamos em projetos socioeducativos ao invés de projetos de endurecimento de penas?

Dizia Guimarães Rosa: "Eu quase que de nada sei, mas desconfio de muita coisa." Pois, eu desconfio que projetos que resolvam problemas não são atraentes para a carreira política, pois o que dá ibope e voto é a desgraça na sociedade que é pra vender uma coisa bastante preciosa: a sensação de segurança e paz.

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3693
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabia-projeto-quer-aumentar-a-pena-maxima-no-brasil-para-60-anos/256939826

Informações relacionadas

Gleydson Andrade, Advogado
Artigoshá 4 anos

Lei do "Pacote Anticrime" estabelece em 40 anos o máximo para cumprimento de pena privativa de liberdade.

Pena máxima de 60 anos?

Carlos Alberto Gonçalves Junior, Advogado
Artigoshá 4 anos

Tempo máximo de prisão no Brasil

Renan Guilherme Simões, Advogado
Artigoshá 8 meses

Prisão Perpétua no Brasil existe? Poderia existir? 🤔

81 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Penas menores, mas cumpridas na íntegra, com obrigatoriedade de participação em processos de recuperação social, como educação, trabalho, disciplina, etc...
Penas alternativas para crimes de menor violência, mas que indicassem pelas reincidências a necessidade de reclusão.
Sistema de regressão de penas só formam a ideia de que prisão não é coisa pra ser levada a sério.
Todo presídio deveria funcionar como uma escola cujo objetivo seria a transformação de bandidos em cidadãos.
Mas as pessoas querem ver os seus algozes sofrendo, sendo humilhados, maltratados e não recuperados. Acho que deve ser o "sabor da vingança".
Então, o que podemos contar é com violência trazendo mais violência e prisões lotadas custando caro ao estado e servindo exclusivamente como escolas de criminalidade. continuar lendo

concordo plenamente contigo.

porém, creio eu, que a sociedade pensaria "por que o desviante criminoso tem educação trabalho e disciplina lá dentro e eu que sou cidadão aqui fora não tenho"

por isso essas punições com intuito de vingança, que é o errado. Assumindo o estado sua ineficácia em educação, política social, segurança pública e sistema prisional. continuar lendo

Gustavo:
Vou responder o seu questionamento com uma pergunta:
Quem mais precisa nesse momento aprender? continuar lendo

Bandidos já são cidadãos, apenas transgrediram regras, deviam ser punidos e ponto, ficarem recolhidos, sem nenhuma liberdade até o fim da pena, gastar com educação dentro de presídio é jogar dinheiro fora, não é vingança, o preso não precisa ser tratado como lixo, mas cumprir sua pena de modo integral, dia após dias, mas ai ficam nessa falácia de ressocialização, gastando dinheiro com aula de crochê, escola pra bandido, eles terminam a aula e vão dar golpes pelo celular. continuar lendo

Por que não se constrói anexo as penitenciárias, fabricas com entrada apenas por dentro das mesmas, para que o preso CUMPRA sua pena até o final , mas...trabalhando ? Qual é a dificuldade do preso trabalhar para pagar sua estada na cadeia e o que sobrar sustentar suas familias (se tiver) ?
Cometeu crime, que se cumpra a pena pelo prazo estipulado na lei e pronto. continuar lendo

Acho que o estado não está interessado em resolver nada, Levino. Por isso essa e muitas outras soluções nunca saem do papel. continuar lendo

Verdade Sr.José Roberto. Basta dar uma olhada no congresso nacional e ver quem é que "faz" as leis.Dos 513 deputados e 81 Senadores, total de 594 parlamentares, 90% (ou mais) NÃO estão preocupados com o país e seu povo, mas sim com seus problemas particulares; contas no exterior,não modificar nada que contrarie seus ganhos (enormes por sinal),proteger seus familiares etc.
Quem lembra da "Colônia agrícola penal de Baurú" , onde o recluso tinha de trabalhar, onde além de contribuir com a safra de grãos do estado,. não tinha tempo de pensar em coisas perniciosas.O que falta é "vergonha na cara" dos nossos governantes, e não especifico partido algum pois são todos do mesmo baixo nivel. continuar lendo

Só falta a turma dos direito dos manos dizer que o projeto é "inconstitucional". continuar lendo

Concordo com o Sr Underavictus

Mas não concordo com a visão do autor do texto de que a culpa dela delinquência do bandido é da sociedade e da desigualdade.

Esta visão esquerdista além de ser discriminatória (coloca todos os pobres como delinquentes em potencial) ainda desempodera cada um de nós dos rumos de nossas vidas, das responsabilidade por nossos atos frente a situações desafiadoras. continuar lendo

Podem aumentar para mil anos, não serão cumpridas. Bandidos não são punidos no Brasil. vivemos sob a falácia da ressocialização que não existe, como se o bandido fosse um corpo estranho social e não uma pessoa inserida já na sociedade e que opta seja por qual motivo romper as regras sociais,ou vão dizer que criminosos do colarinho branco precisam ser ressocializados? E tem gente que não tem de ser colocada na rua mesmo e ponto final, lamentavelmente, a prisão é passatempo, com sexo e drogas á vontade, pode aumentar, não vai ser cumprido mesmo continuar lendo