Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Maconha é menos mortal que álcool e tabaco, afirma estudo

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 9 anos

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas. O álcool foi considerado a mais mortal, seguido por heroína, cocaína, tabaco, ecstasy, metanfetaminas e, finalmente, maconha.

Os pesquisadores afirmam que o álcool é 114 vezes mais mortal que a maconha. Para chegar a essa conclusão, eles compararam a dose usualmente consumida de cada droga com a dose considerada fatal.

A conclusão foi que consumidores de maconha ficam, normalmente, muito distantes da dose que seria mortal para eles. Por isso, a maconha foi a única das sete drogas classificada como tendo “baixo risco de mortalidade”. As demais foram distribuídas nas categorias de médio e alto risco.

Essas conclusões devem ser vistas com muita cautela. Os pesquisadores não avaliaram outros danos causados pelas drogas aos consumidores. Eles se concentraram apenas no risco de overdose.

Eles também não avaliaram riscos colaterais, como a transmissão de doenças no uso de drogas injetadas com agulhas compartilhadas.

Evidências práticas mostram que o consumo moderado de álcool, por exemplo, é razoavelmente seguro, enquanto o uso regular de heroína pode ser devastador. E os autores da pesquisa não negam isso.

Eles só dizem que, na média, quem bebe tende a chegar mais perto da dose mortal do que quem usa heroína.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports. Traz a assinatura de Dirk Lachenmeier, PhD em química de alimentos e toxicologia da universidade alemã de Karlsruhe; e Jürgen Rehm, diretor do Centro de Saúde Mental e Vícios de Toronto, no Canadá.

Fonte: Revista Exame

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maconha-e-menos-mortal-que-alcool-e-tabaco-afirma-estudo/169128096

Informações relacionadas

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Notíciashá 8 anos

Não é a maconha! Álcool é a 'porta de entrada' das drogas, aponta pesquisa

Fátima Miranda, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Maconha X Álcool: qual dessas drogas causa maiores danos à sociedade? Qual a sua opinião?

Notíciashá 12 anos

Que bala é essa?

Lukas Peixoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

A descriminalização do uso recreativo da maconha e sua proibição por questões sociais

Caio Rivas, Advogado
Notíciashá 8 anos

Cientistas afirmam que maconha não é "porta de entrada" para outras drogas

37 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns, importante explicação de um risco que muitos não imaginam. continuar lendo

Talvez isso sirva (um pouquinho apenas) contra os moralistas de plantão, os quais "rotulam" as pessoas que consomem "drogas ilícitas", mas acham normal o consumo das drogas tidas como "lícitas", a ex. do álcool e tabaco. continuar lendo

A verdade é que nunca houve e nem haverá um mundo sem drogas. A repressão nunca diminuiu o consumo, guerra perdida e desperdício de dinheiro. A Anvisa, que é responsável por regular as substâncias consideradas drogas, no caso da maconha, proíbe o THC mas não explica os motivos, ou seja, proíbe sem saber porquê. Com esta pesquisa, vemos que realmente o problema da maconha é a educação que recebemos de vê-la como algo absurdo de alguém usar, porque fica "doidão" e vai cometer crimes. Nada haver. São pessoas que ficam lúcidas e agem normalmente no seu diaadia, a gente nem perceber quem são. Claro que há exceções, pois cada organismo se adapta a substâncias diferentes. No caso do álcool, por exemplo, as pessoas se tornam improdutivas durante o tempo que estão consumindo a substância, param e ficam comendo e bebendo, pois trabalhar não dá, a coordenação motora fica prejudicada, sem contar o preço que fica consumí-la, o vício existe, pois geralmente a pessoa bebe constantemente, só dá um tempo na quaresma, os efeitos fazem com que não consigam andar nem conversar direito, após o consumo a pessoa entra em um estado deplorável, uma sensação de mal estar que muitos pensam que vão morrer, ou seja, leva mais de um dia para os efeitos saírem do organismo, e ainda tem as atitudes do usuário durante o efeito, acontece de tudo, dirigir, tornar-se agressivo, ter amnésia, humilhar-se e por aí vai, ou ninguém nunca viu um parente ou amigo, ou até a gente mesmo não demos um vexame por causa do álcool? Mas a licitude do ato de beber cria nas pessoas a ideia de que estão apenas se divertindo e que os maconheiros são pessoas ruins, nada haver de novo. Existem um número imenso de usuários de maconha que são pessoas do bem e a legislação segregam todos a criminalidade, por que o Estado me diz que se eu quiser usar uma substância de forma recreativa, eu só posso usar o álcool ou o tabaco? Agora quero dizer ao Estado, que eu gostaria de usar outra substância que fosse menos prejudicial do que aqui eles me permitem, e que a minha dignidade está acima disso, não me rotulem, se for me julgar, me julgue pelo meu caráter e não pela substância que eu uso, pois ninguém que bebe é melhor do que qualquer maconheiro. continuar lendo

O comentário mais sensato que li, parabéns!!

Obs.: não estou defendendo o uso da maconha, e também não sou usuário. continuar lendo

Ok esse é o tipo de estudo que o bom senso e o mínimo de educação tornam inúteis, e posso estar enganado, mas até soa como propaganda pró-maconha. Não tenho posição definida em relação a a legalização da mesma, mas considerando as ultimas novidades legislativas contra o tabagismo, não vejo uma legalização no horizonte, talvez uma descriminalização. continuar lendo

O problema nao são as drogas, parem de demonizar elas, o problema e o proprio ser humana com seus d3svios de carater que utilizam as drogas para fazerem merda!!! continuar lendo

O que um governo bolsonaro não faz...
Vejo o que escrevi a anos atrás e percebo como eu mudei minha opinião... continuar lendo