Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Bolsonaro diz que não teme processos e faz nova ofensa: "Não merece ser estuprada porque é muito feia"

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 9 anos

Dizer que "não estupraria" a deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece" não foi suficiente para o também deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Nesta terça, em entrevista a ZH, o candidato mais votado no Rio de Janeiro nas eleições deste ano "explicou" a declaração:

– Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria – disse, por telefone, Bolsonaro.

Na conversa de quase uma hora, o paulista diz que respondeu uma frase da deputada, dita em 2003 ("o senhor é quem promove essas violências"), e garante não se importar com a representação feita pelo PT contra ele, muito menos com o possível processo judicial prometido por Maria do Rosário na manhã desta terça. Bolsonaro parece tranquilo com o que disse. Para ele, foi "uma ironia":

– Eu sou a vítima. Ela é a agressora.

Bolsonaro diz que no teme processos e faz nova ofensa No merece ser estuprada porque muito feia

Leia a entrevista com o deputado federal Jair Bolsonaro:

Deputado, o que o senhor quis dizer com aquela frase?

Que eu não sou estuprador.

Mas por que a deputada Maria do Rosário "não merece" ser estuprada?

Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece.

Mas o senhor acha que tem gente que "merece" ser estuprada?

O estuprador é um psicopata, ele escolhe suas vítimas. Não pega aleatoriamente. Não é a primeira mulher que passa ali numa área de penumbra que ele vai pegar e estuprar. Foi uma resposta, uma ironia naquele momento.

Em seus discursos e atitudes, o assunto que mais lhe parece caro é a segurança e a ordem. Porém, no discurso de ontem, o senhor trata com ironia um dos mais graves problemas de violência no Brasil. Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, uma mulher sofre violência a cada 12 segundos no país. O discurso do senhor não diminui a gravidade desse crime?

Você está usando a mesma linguagem de quando se fala em homofobia. O projeto 5398, de 2013, de minha autoria, aumenta a pena para estupro e propõe a castração química para estuprador. Aumento a pena para estupro de vulneráveis, até 14 anos, pedofilia.

Ok, mas o senhor entende que são duas coisas diferentes? O senhor fala de penalização para quem comete crimes, eu falo de uma cultura de diminuição da mulher. Não lhe parece que o senhor acaba fazendo com que o estupro se torne um assunto menos problemático do que ele de fato é?

Concordo, mas quem começou foi ela.

Mas isso importa?

Importa, sim. O que eu falei foi ironia.

Mas estupro é um assunto passível de ironia?

Lógico que é passível de ironia. Para cima dela... Ora, ela me chamou de estuprador, você queria que eu respondesse como? Ela, como mulher, pode diminuir a questão chamando qualquer um de estuprador? Ela que começou o negócio.

Mas não era o caso de tratar seriamente o assunto?

Mas como? Ela é uma desequilibrada!

Mas o senhor respondeu com equilíbrio naquele momento?

Ô, companheiro, a minha reação não foi maior que a ação dela. Eu sou homem e não tenho nenhum prazer de ser chamado de estuprador. Tenho filho, tenho família.

Deputado, esse discurso não trata a mulher como objeto e acaba perpetuando uma cultura de estupro?

Olha, vou te dizer uma coisa... Vou renunciar o meu mandato, porque já me acusaram de ser responsável por uma porrada de crimes no Brasil, por causa da minha conduta. E eu sou o cara que mais bate nessa questão de segurança. Se eu for começar a pensar em palavras politicamente corretas, vai ficar difícil de conversar. Não sou politicamente correto.

O senhor é muito criticado pela forma agressiva com que trata seus opositores. O que acha dessas acusações?

Não é agressiva. Se eu dou uma martelada em você por trás, você vai levantar puto, xingar minha mãe. E eu vou falar que é você que está sendo agressivo. A esquerda é especialista nisso, se vitimizam, igualzinho ao período militar: invertem de réu para vítima. Todo mundo foi preso sob tortura, mas ninguém fala o que fez antes de ser preso. Ninguém fala nada. É a especialidade deles, e é o que fizeram agora.

O senhor está sendo processado pelo PT, e a deputada Maria do Rosário disse que vai processá-lo judicialmente.

Tudo bem. É um direito dela. Pode recorrer à vontade, representação, conselho de ética, corregedoria, Justiça. Não quero me defender, não. Eu estava na tribuna da Câmara debatendo um fato passado.

O senhor acha que a sua frase configura quebra de decoro?

Não. Eu recordei um fato passado, nada além disso.

Mas deputado, a quebra de decoro se configura por "tratar com desrespeito os colegas". O senhor acha que não aconteceu isso?

Não, negativo. Tratei com verdade. A verdade tortura esses caras da esquerda. PT, PSOL, PC do B não podem ouvir a verdade.

Bolsonaro diz que no teme processos e faz nova ofensa No merece ser estuprada porque muito feia

O senhor, como deputado progressista, não tem o papel de trazer a discussão sobre os direitos das mulheres à tona?

Eu sou liberal. Defendo a propriedade privada. Se você tem um comércio que emprega 30 pessoas, eu não posso obrigá-lo a empregar 15 mulheres. A mulher luta muito por direitos iguais, legal, tudo bem. Mas eu tenho pena do empresário no Brasil, porque é uma desgraça você ser patrão no nosso país, com tantos direitos trabalhistas. Entre um homem e uma mulher jovem, o que o empresário pensa? "Poxa, essa mulher tá com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade..." Bonito pra c..., pra c...! Quem que vai pagar a conta? O empregador. No final, ele abate no INSS, mas quebrou o ritmo de trabalho. Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias, ou seja, ela trabalhou cinco meses em um ano.

Mas qual seria a solução?

Por isso que o cara paga menos para a mulher! É muito fácil eu, que sou empregado, falar que é injusto, que tem que pagar salário igual. Só que o cara que está produzindo, com todos os encargos trabalhistas, perde produtividade. O produto dele vai ser posto mais caro na rua, ele vai ser quebrado pelo cara da esquina. Eu sou um liberal, se eu quero empregar você na minha empresa ganhando R$ 2 mil por mês e a Dona Maria ganhando R$ 1,5 mil, se a Dona Maria não quiser ganhar isso, que procure outro emprego! O patrão sou eu.

Mas aí a mulher se ferra porque engravida?

É liberdade, pô. A mulher competente... Ou você quer dar cota para mulher? Eu não quero ser carrasco das mulheres, mas, pô...

Fonte: ZHClicrbs

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6826
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-diz-que-nao-teme-processos-e-faz-nova-ofensa-nao-merece-ser-estuprada-porque-e-muito-feia/156813889

80 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Toca a ovelha pra ca, toca para lá e o final é o matadouro mesmo! É isso que tentam fazer com o Bolsonaro. Ele se defende e cada palavra é usada contra ele, na entrevista não li o que o entrevistador leu. Entre o torce para ca, interpreta para lá, li a seguinte pergunta: "Mas por que a deputada Maria do Rosário"não merece"ser estuprada?". Isso é que é interpretação de falas, por parte do entrevistador e seus fãs (tripla exclamação).

Imediatamente pensei: "Caramba, por que esta mulher não se conforma de não ser estuprável", dei risada. Se falam que vai estuprá-la ela vai reclamar, se falam que ela não merece ela vai reclamar.

Esta entrevista, diga o contrário quem quiser, sou um sujeito que analiso antes de formar opinião e podem arrancar a calça e pisar em cima que o fato é lido analisado e depois formo opinião. A coisa é parcial até o último fio de cabelo.

Ah! Já sei! Ele não fala o politicamente correto! Será processado... de novo!

A violência contra a mulher é tema de preocupação real! Pronto, escrevi o politicamente correto. E é. Todavia a violência é motivo real de preocupação, basta ver o que as mulheres mesmo praticam quando abortam, justificando-se ou não dizem os sites que cerca de 1.00.000 ao ano em média, vejam no link abaixo:

http://noticias.terra.com.br/brasil/com-1-milhao-de-abortos-por-ano-mulheres-pobres-ficamamargem-da-lei,0401571f0cd21410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nestes casos elas são tratadas como vítimas, como coitadas e não se vê a fúria lançada sobre o Bolsonaro contra elas, as que abortam, só se o feto tiver 1 anos, 2 anos, 3 anos e até o feto fazer 18/21 anos ele é "protegido" pelo ECA.

Bom, deixo aqui minha indignação contra tudo isso, deixem o Bolsonaro em paz, tem muita causa real a ser defendida e não é necessário militância em favor de uma mulher que já esta se defendendo na "justiça". continuar lendo

Tudo se resume no fato de que o Dep.Jair Bolsonaro,por sua defesa das forças armadas, passa a ser um nome com enorme potencial para ser candidato a presidencia da republica em 2018, e com chances claras de vencer o pleito apesar das "urnas eletronicas". Ora, isso deve estar deixando o PT de sobreaviso e já estão tentando minar sua força junto ao eleitorado insatisfeito com os rumos do Brasil nas mãos da quadrilha.
Outra possibilidade, é que o PT pode estar tentando DESVIAR à atenção da midia e do povo sobre a roubalheira que está sendo descoberto na Petrobrás.Percebam que o governo já escalou antes;Martha Suplicy, Ideli Salvati, Gleisi Hofman e como nada consegue camuflar os podres do partido, fazem mais uma tentativa com essa deputada, que aliás, NÃO tem nenhum projeto de lei que beneficie a população brasileira, como sempre acontece com deputados do pt. Lembram de Genoino? Passou 24 anos na Câmara e apresentou APENAS 05 projetos e NENHUM foi aprovado, e pelo andar da carruagem, essa senhora vai pelo mesmo caminho.
O dep. Jair Messias Bolsonaro, a continuar dessa maneira, em 2018 provavelmente conseguirá a indicação do partido dele (que resiste a indica-lo) para concorrer a pres.da republica, e se isso acontecer:TERÁ O MEU VOTO ! continuar lendo

Alguém te chama de estuprador, você responde "se eu fosse realmente estuprador, não te estupraria, pois você é muito feia" (meu modo de ler o fato)

Genial. Excelente defesa, diante do ódio que nutrem por ele. Eu acho que eu agiria com bastante menos classe.

É perigosa a imposição do politicamente correto. O excesso de proteção às individualidades e fragilidades de grupos está acabando com a liberdade de expressão que duramente conseguimos a partir de 1988. Este super protecionismo está segregando nossa sociedade em grupos e isso será nosso fim.

Quanto à questão da mulher grávida, ele respondeu de acordo com a realidade, é o que acontece mesmo, a verdade as vezes dói. Seria lindo do jeito que o Rafael Souza falou, mas é uma utopia. continuar lendo

No Brasil todo mundo quer falar o que quer mas não escutar a resposta para isso!

Minha vó já dizia!

Quem fala o que quer escuta aquilo que não quer. continuar lendo

Nem acreditei nessa entrevista.
Nem acreditei que alguém com essa postura representa a população do Rio de Janeiro, e do Brasil.
Não fosse banalizar um crime hediondo como o estupro, esse senhor consegue ir além quando marginaliza a mulher no mercado de trabalho.
Sinceramente, ainda não acredito que ele seja um representante do povo.
Mas é a verdade! Aliás a Comissão da Verdade trouxe à tona essas e outras barbáries, não só contra as mulheres.
Infelizmente esse senhor realmente representa muitos brasileiros, inclusive muitas de nós, mulheres.
A mentalidade brasileira ainda é muito primitiva!
Mas... façamos cada um a sua parte, afinal é hoje que construímos o amanhã. continuar lendo

Eu diria que a mentalidade de grande parte da humanidade é primitiva.

Acho muito difícil você encontrar um empresario que lá no fundo não pense como ele exemplificou! continuar lendo

Não acredite mesmo pq ela é fake.. Procure na internet toda, inclusive no site do zero hora (ZH) esse áudio de bolsonaro dizendo que não estupraria pq ela é muito feia... isso é fake. Estão com medo de perder a verba do governo continuar lendo

É muita coisa na boca de Bolsonaro...
Ele levanta bandeiras de polêmicas de um lado que gera um estardalhaço gigantesco.
MAS se vermos pessoas como a Maria do Rosário, sempre bocuda e irresponsável nas suas palavras, ela deveria ter medido as palavras ao chamá-lo de estuprador.
AGORA, ele dizer que concorda com o emprego de uma mulher por menos salário é horrível.
Na verdade, a oneração DEVE ser do Estado e não do empregador.
A mulher está em seu pleno direito de engravidar, por isso, o Estado deve amparar o EMPREGADOR por ter desfalque em seu quadro de funcionários. No mínimo o Estado DEVE desonerar o empregador em uma contratação temporária que vai de algum período antes da gestante entrar em licença até seu devido retorno.
O impacto ao empregador deveria ser ZERO. Pois ele empregou pois usou de seu direito de empregar e a gestante engravidou usando seu direito.
Aí, pode-se pedir igualdade salarial. Pois se não, é mais uma intervenção imbecil desse desgoverno autoritário e irresponsável. Que vitimiza a minoria, mas não ampara o empresário, lesando a economia, como de costume. continuar lendo

Quando nós falamos que o empresário abate o custo no INSS, estamos esquecendo que a pessoa contratadas para o seu lugar, terá novos direitos como, férias proporcionais, 13º salário proporcional, Fgts, enfim todo um vinculo nas costas desse empresário, ou... sobrecarregar os colegas durante o período de licença, o que acarreta mal estar, querendo aumento de salário, etc, etc. continuar lendo

O Governo até que se responsabiliza por uma parte do custo mas o Estado nunca irá arcar com os custos não diretos!

Treinamento, Rendimento inicial inferior, etc.

No final das contas sempre quem paga é o consumidor! Ou pelos preços altos, ou então pelos impostos abusivos.

Direito para trabalhador é sempre muito bom, mas como tudo na sociedade tem um custo.

Ou os impostos baixam, ou os Direitos geram menos custos ou pagamos mais caro pelas coisas que em outros países. continuar lendo