Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cunha é preso em Brasília por decisão de Sérgio Moro

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 8 anos

Cunha preso em Braslia por deciso de Srgio Moro

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília, segundo a GloboNews. A previsão da Polícia Federal (PF) é a de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado.

Na terça (18), juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou a prisão de Cunha.

O G1 tenta contato com a defesa do ex-presidente da Câmara.

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cunha preso em Braslia por deciso de Srgio Moro

Processo

Moro retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cunha. Em resumo, a ação penal trata da existência de contas na Suíça em nome do ex-parlamentar.

Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Na segunda-feira (17), Moro intimou Cunha e deu 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.

Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte.

O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

Junto com o cargo, ele também perdeu o direito à prerrogativa de foro - o chamado foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.

Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão. Isso significa que o julgamento contra Cunha poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação.

No despacho em que recebeu a denúncia, Moro fez questão de lembrar que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha. O motivo, segundo o juiz, foi o fato de que a Justiça Federal não poderia julgar crimes eleitorais. Isso cabe apenas à Justiça Eleitoral.

Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.

Fonte: G1

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1347
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cunha-e-preso-em-brasilia-por-decisao-de-sergio-moro/396261764

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em uma República não deve haver ninguém acima da lei. Independentemente dos ataques pessoais, (infundados e baixos) ao Juiz Federal Sérgio Moro, à PF e ao MPF, a operação lava-jato tem feito a diferença. Avante! continuar lendo

Avante Juiz Moro!

Agora, o próximo após Cunha, deveria/deve ser a vez do homem mais honesto do Brasil.

Ai que vontade de ver o "ilibado" condenado e preso, embora sendo honesto, pagando por tudo o que fez de "certo", já que não fez nada de errado. (Não esquecer da Dilma e do Renan).

Tento fugir, mas não deu, agora a República de Curitiba o aguarda. continuar lendo

Força e eficiência para o juiz Moro e sua equipe! continuar lendo

Vejo gente hoje comemorando a prisão do Cunha e que, amanhã, vai estar chorando com a do Lula. A gente precisa aprender a olhar pra o delito e não para o autor. Mas, no mais: #contatudoCunha 📢 continuar lendo

Acredito + numa bela encenação... vcs já devem ter lido o livro "Os Donos do Poder", do Raymundo Faoro, não? continuar lendo

http://g1.globo.com/política/noticia/2016/10/temer-antecipa-volta-ao-brasil-apos-viagem-oficial-ao-japao.html continuar lendo

Correto, Wagner.
Então vamos deixar a justiça tratar das acusações contra Lula e parar de achar que ele é especial porque é o Lula.

Abraço. continuar lendo

Chorar só se for de alegria....
raras vezes neste país se viu momento de tamanha Democracia e respeito ao Princípio da Igualdade...prisão deixa de ser só para PRF...Preto, Pobre e Favelado.
Presos comemoram...com tanto "colarinho branco" na prisão...com certeza o nivel das instalações eleverá para 5 estrelas...
#fimdafragilalegaçãodeataqueaoPT
#todospelalavajato continuar lendo

Quem vai chorar com a prisão do Lula? Ah, esqueci, os comparsas! continuar lendo

Eu já criei pássaros (cuidado, hoje isso é crime), e toda ave, nos primeiros dias na Gaiola não canta, é a chamada "fase de adaptação", superada essa fase, o bichinho canta tanto que chega ser inconveniente, se esse resolver fazer isso após a adaptação, adeus República!!!!!! continuar lendo

Bela e realista história, cabe bastante ao referido magistrado. continuar lendo

Isso mesmo, até porque se estiver solto, na praia e recebendo massagem nos pés, não terá razão nenhuma pra delatar ... que ele abra o bico e leve toda a corja com ele ... da esquerda, da direita, do centro e de onde mais houver corruptos. continuar lendo

A minha torcida é que seja uma delação premiada pra ficar na história. continuar lendo