Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Quando quem era esperança também não serve: Aécio Neves é citado - novamente! - em delação premiada

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 8 anos

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou em acordo de delação premiada que o atual senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi beneficiário de um "grande esquema de corrupção" na estatal Furnas.

Esse esquema, segundo Delcídio, era operacionalizado por Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia de Furnas, e que teria “vínculo muito forte” com Aécio.

Aps ser citado em delao de Delcdio Acio Neves deve ser investigado pela Lava Jato

"Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, o depoente diz se que não sabe precisar, mas sabe que Dimas operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves, assim como também o PP, através de José Janene; que também o próprio PT recebeu valores", diz o texto da delação premiada.

O acordo entre Delcídio e a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi homologado nesta terça-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

Banco Rural

No acordo de delação premiada, Delcídio do Amaral afirmou que os dados fornecidos pelo extinto Banco Rural à CPI dos Correios atingiriam o senador Aécio Neves “em cheio” se não tivessem sido “maquiados” pela instituição financeira.

Em seu depoimento, Delcídio disse que, quando a CPI dos Correios autorizou a quebra de sigilo de pessoas e empresas, entre elas o Banco Rural, surgiu “certo incômodo” por parte do PSDB, incluindo o então governador Aécio Neves.

Ainda segundo Delcídio, Aécio enviou emissários à CPI para que o prazo de entrega das quebras de sigilo fosse “delongado”, sob a justificativa de que não haveria tempo hábil para preparar as respostas à comissão.

[Delcídio disse] que, "foi com surpresa que percebeu, ao receber as respostas, que o tempo fora utilizado para maquiar os dados que recebera do Banco Rural; […] Que os dados atingiriam em cheio as pessoas de Aécio Neves e Clésio Andrade, governador e vice-governador de Minas Gerais”, diz o documento do Ministério Público Federal.

Após ser citado em delação de Delcídio, Aécio Neves deve ser investigado pela Lava Jato

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, deve ser investigado formalmente pela Lava Jato após a delação premiada de Delcídio do Amaral citar o tucano em um esquema de propina.

O caso ainda será avaliado pelos procuradores do grupo de trabalho da operação na PGR (Procuradoria-Geral da República), mas segundo a Folha de S. Paulo, a abertura de inquérito deve realmente acontecer.

Em sua delação, Delcídio disse que Aécio recebeu propina de Furnas e também estaria envolvido em um caso na CPI do Correios, no qual ele teria atrasado o envio de dados do Banco Rural para fazer uma"maquiagem"nas informações.

Comentários meus:

Sou contra a delação premiada e já manifestei o meu desgosto por este meio de prova inúmeras vezes, tanto no Jusbrasil quanto tomando cerveja com os amigos. Continuo sendo contra, seja quem for a vítima da delação. Neste sentido, acho uma atitude muita baixa quando quem defende o governo federal não aceita a delação premiada quando acusa o Lula, mas acha verdade quando acusa o Aécio Neves. Ou a delação é verdadeira ou não. Não pode ser assim:

  • Delcídio acusa o Lula: é mentira dele. Delação paga pela mídia burguesa;
  • Delcídio acusa Aécio Neves: é verdade. Vamos compartilhar. Prisão pra o Aécio.

Afinal de contas, vocês concordam comigo que toda delação premiada é nojenta ou só quando sai o nome de alguém que você defende? Vocês concordam que a prisão não é o melhor modo de punir ou só é legal lá quando quem vai entrar é alguém que você não gosta?

O contrário também é válido: está na hora de acabar com esta história sem fundamento de que o PT institucionalizou a corrupção, né? Como se tirando o PT o Brasil caminharia, agora, rumo ao retorno do que era antes do Partido: um paraíso de honestidade e paz.

Quando eu vejo a galera do PT discutindo com a galera do PSDB pra ver quem foi mais desonesto eu lembro de uma cena do filme Freddy x Jason: quando ambos estavam brigando uma pessoa pergunta" - quem será que vai ganhar? "E um outro responde:" - não importa qual deles venha ganhar, pois seja qual for o resultado todos nós vamos perder ".

Ninguém precisa ser imparcial, mas ser coerente é uma imposição moral e ética.

Fontes: G1 e Infomoney

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3354
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-quem-era-esperanca-tambem-nao-serve-aecio-neves-e-citado-novamente-em-delacao-premiada/314759652

74 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Concordo com a sua opinião e compartilho dela. A Lava Jato está beirando o absurdo conduzir à força para depor um investigado, quando os outros dão entrevistas na imprensa se dizendo indignados com a corrupção e convocando população para protesto (contra a corrupção)...
Outro absurdo: o MP/SP atravessa o MPF numa investigação já em curso contra o Lula, quando arquiva 9 em cada 10 pedidos de prisão dos investigados no esquema de corrupção do metrô.
Pouco? Tem mais um, dentre tantos: o Juiz Moro vai em evento organizado pelo PSDB dizer que não age por paixão partidária. Imagina se agisse... Piada pronta. continuar lendo

Jadson,
é escandaloso isto o que a mídia faz, toda vez que mais uma grande trapaça do lulopetismo é ventilada aos quatro cantos do mundo, correm todos (folha, estadão, rede grobo, veja et caterva) entrevistar o Aécio, dando palanque, moral e visibilidade para um também citado e tão sujo quanto (os governistas). Na visão maniqueísta que este mesmo grupo de (des) informantes forma a opinião da massa, apresentam o tal do Aécio como contraponto, como representante do "bem" que luta contra a turma do mal, contra o lado negro da força. Parece mesmo um Star Wars, onde Cunha-Aécio-Temerecia personificam o Luke Skywalker e, do outro lado só a quadrilha do pt fica com a carapuça de Darth Vader. continuar lendo

Me aponta um inocente condenado pelo Moro. continuar lendo

José Roberto. Me refiro a culpados (ou, igualmente suspeitos) não condenados. continuar lendo

Todo condenado um dia foi suspeito.
Não existe absurdo na Lava jato.
Existe absurdo em sermos roubados dessa forma por um governo que se dizia popular.
Você gosta de ser enganado?
Está satisfeito com o que aconteceu?
Eu quero justiça, e você?
O Aécio vai levar a dele também, basta que acreditemos e apoiemos a justiça.
Não sou de partidos, Jadson. Sou a favor de gente honesta. continuar lendo

Não só o Aécio, José Roberto, mas todo e qualquer investigado deve ter o mesmo tratamento. Se merecem prisão preventiva, terão, se cabe condução à força, terão, se houver provas e couber condenação, serão condenados.

Quem não tem paixão por partido de verdade, aguarda por isso. Não é bom para o país essa parcialidade da Justiça, da imprensa e a consequente opinião pública. continuar lendo

Com certeza Jadson, mas pior ainda é criticar a única instituição que está dando a cara ao tapa, por nós e pelo Brasil. continuar lendo

PTralhas. Ah! Os PTralhas.
Vivem de manchetes e slogans. Não de Fatos e Razões.
Esta denúncia requentada, já foi apresentada e arquivada várias vezes.
Tragam substância nova. Provas evidentes como as contra este governo espúrio.

Se ficar provado, quero ser o primeiro a pedir a prisão de Aécio. Como peço a de fHC.
De outra forma, ainda é a única esperança de um país melhor.

Ou então entramos todos em cana e jogamos a chave fora.
O Véio. continuar lendo

Certo está o ditado que diz: "o tempo é o senhor da razão". Pois não é que isso se confirma mais uma vez? Explico: Em um programa da Tv.Cultura/SP chamado "roda viva", o entrevistado era o dr. Enéas Camargo, deputado Federal e candidato à presidencia da república.Ao responder pergunta de um dos entrevistadores disse com todas as letras que NÃO achava o candidato Luis Inácio Lula da Silva, pessoa qualificada para postular tal cargo, nossa, nessa hora mais de um entrevistador (Petistas declarados) indignaram-se e foi com muito custo (merce de varias interrupções) que conseguiu completar sua resposta.Dizia o dr. Enéas que no seu entender, pessoas que postulasserm o cargo maior da república, deveriam ter o "minimo" de condições e preparo tais como; experiência e escolaridade compativel com o cargo.Foi um alvoroço, mas...passados anos dessa entrevista,o tempo provou que tinha ele razão.Nesses ultimos dias assistimos estarrecidos,seja através da integra do depoimento do sr,Lula aos procuradores de São Paulo, ou através dos grampos feitos pela Policia Federal dos telefonemas entre o Sr.Lula e a presidente Dilma, a quantidade de palavrões proferidos por esse senhor que não aceita ser investigado como se pairasse acima da lei.Eu me sinto enojado de ter tido tal pessoa como presidente do meu país.O que espero,assim como milhões de brasileiros é que a justiça seja feita, doa a quem doer. continuar lendo

A Constituição não prevê que todos somos iguais perante a Lei? Então porque somente o Lula é que sofre essa perseguição desmedida? E o Aécio, o Cunha, o Fernando Henrique - que por sinal está quietinho fora do País e até hoje não explicou porque uma empresa, sua apoiadora, pagava a pensão de sua amante???
Algum Juiz foi atrás de saber como o FHC amealhou o seu patrimônio - que segundo a imprensa é proprietário de fazenda, de apartamento em bairro nobre de S.Paulo, de um apartamento na França, além de ter comprado apartamento para o filho que reconheceu, e outros os quais não temos conhecimento.
Não estou defendendo o Lula, estou defendendo o Estado Democrático de Direito. Amanhã, qualquer um de nós pode ter o mesmo tratamento. continuar lendo

Será porque ele é o ladrão mais em evidência? continuar lendo

José Roberto. O Pedro rouba uma bala, o José um chiclete e o João um chocolate. Perante a lei, nada destaca um crime do outro. Todos devem ser julgados e condenados.
Ladrões de galinha cumprem pena junto com narcotraficantes. Não é o que a imprensa evidencia que agrava o crime. A ação ilícita é crime. A gravidade do crime irá influir apenas no tamanho da pena.

Assim, ainda que um apartamento no litoral de SP fosse mais caro do que um apartamento na França, ainda assim Lula não mereceria tratamento diferenciado, pela Justiça.

É simples: ou o Moro esquece o blá blá blá do Joaquim Barbosa e investiga e condena a TODOS ou essa Operação Lava Jato irá se degradar.

Os tucanos foram vaiados no protesto que eles mesmos convidaram. Mesmos seus eleitores já sabem que eles não são santos. continuar lendo

Jadson, você acredita mesmo que o apartamento é o problema?
Sinto decepciona-lo mas o problema é que esse apartamento evidencia uma ligação criminosa entre Lula e empreiteiras, ou seja, Lula recebe de empreiteiras "favores" que provavelmente representam pagamentos por digamos..."serviços prestados".
Que fosse um real, Jadson. O que importa no crime é a evidência de sua existência e não o seu valor pecuniário.
Uma grande maioria dos que votaram no Aécio o fizeram contra a Dilma e não por amor ao Aécio. Vê se vocês conseguem de uma vez por todas entender isso.
Queremos ver o Aécio e Cia pagando por seus crimes tal qual o Lula e Cia. continuar lendo

"Então porque somente o Lula é que sofre essa perseguição desmedida?"

A partir dai, já sei a filiação partidária. continuar lendo

O Lula não sofre perseguição.
O Lula é suspeito de vários crimes. continuar lendo

A sra. tem razão em parte.Deve sim o ministério público e a policia federal investigar a TODOS os suspeitos,e punir caso sejam condenados, inclusive o Sr.Renan, Palocci, Cunha,Barbalho, Color,Aécio,Serra,FHC enfim...todos aqueles que alguma forma desviaram recursos pertencentes à totalidade do povo brasileiro, punindo exemplarmente a todos.
A situação caótica que vivemos hoje, poderia ser evitada lá pelos idos de 1960/70/80 se os presidentes do regime militar (e olhe que não sou a favor de regime de excessão) tivessem feito o serviço a que se propuseram ou seja; tinham Dilma Vana Rousseff , José Dirceu,Genoino e outros guerrilheiros de então presos e ai pergunto; por que foram soltos? Por que não fizeram com esses o que fizeram com dezenas de outros ex-guerrilheiros? Tivessem feito o serviço completo, o Brasil hoje estaria livre dessas pragas. continuar lendo

Em tempo:
A delação é apenas uma forma de motivar elementos de uma mesma quadrilha a denunciar seus pares em troca de algum benefício.
Não existem santos delatando ninguém, assim como não existem santos sendo delatados.
Quem insiste em defender comprovados ladrões deixa a impressão de estar se beneficiando de algo ou de estar também com medo por seu rabo preso.
O importante é que seja Aécio, Lula, Dilma, FHC, Sarney, Temer, Renam ou Dom Pedro, seja quem for, pague por seus atos ilícitos.
É isso que une o Brasil e não bandeiras tremulantes que tendam a ocultar as maracutaias.
Que elas floresçam para que as vejamos e as delações se apresentam como um dos caminhos a seguir.
Eu sou a favor das delações premiadas. continuar lendo

Caro José,
Delação premiada é a maior aberração criada pelo Direito Penal....me explique, como pode ser confiável a palavra de uma pessoa que depende do que fala pra sair da prisão? Uma pessoa nessa situação vai falar qualquer coisa, mesmo que inverídica, apenas por beneficio próprio. Até porque, nos dias atuais, honestidade não tem sido uma qualidade humana.... como já dizia um grande mestre meu "cada diabinho puxa a brasa pro seu assado"! continuar lendo

Bem, Lais...
A delação premiada tem regras que precisam ser respeitadas pelo delator para que ele obtenha algum benefício.
Todas as delações precisam ser provadas e ele deve dar elementos para essa prova.
Não é assim, falou tá livre!
Na verdade o que importa na delação é adquirir elementos que não se obteria por meras investigações. continuar lendo

PSDB e PT são a mesma coisa, só troca as cores do partido, a bandeira e os filiados. Aécio é lixo igual Lula, Dilma, Renan, Cunha, Collor e cia.

De mais a mais, pelo que se viu na delação, Lula foi citado 189 vezes. continuar lendo