Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

José Dirceu é preso na 17ª fase da Operação Lava Jato

Operação é realizada nesta segunda-feira (3) em Brasília, RJ e SP. Entre os crimes investigados estão corrupção e formação de quadrilha.

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 9 anos

Jos Dirceu preso na 17 fase da Operao Lava Jato

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as 6h desta segunda-feira (3), a 17ª fase da Operação Lava Jato. Entre os presos estão o ex-ministro José Dirceu e o irmão dele Luiz Eduardo de Oliveira e Silva.

Ao todo, serão cumpridos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

Segundo a PF, Dirceu foi detido em casa, em Brasília. O mandado contra ele é preventivo. Já Luiz Eduardo de Oliveira e Silva foi preso em Ribeirão Preto e teve um mandado de prisão temporário expedido.

Roberto Podval, advogado que representa José Dirceu, afirmou que primeiro vai entender as razões que levaram à prisão do ex-ministro para depois se posicionar.

A operação foi batizada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar propina recebida de contratos. Cerca de 200 policiais federais participam da ação.

Ainda segundo a PF, esta fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas oriundas de contratos com o poder público, alcançando beneficiários finais e “laranjas” utilizados nas transações.

Também foram decretadas medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros, conforme a PF. Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado.

Os presos serão levados para a Superintendência da PF em Curitiba.

Prisão em regime domiciliar

Condenado no processo do mensalão do PT, Dirceu cumpre, desde novembro do ano passado, o restante de sua pena de 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar. Na ação penal, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) o consideraram culpado pela acusação de corrupção ativa.

Ele foi apontado como o mentor do esquema de compra de apoio político operado no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Lava Jato, Dirceu é investigado em inquérito na Justiça Federal do Paraná por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

Os investigadores querem saber se a empresa de consultoria do ex-chefe da Casa Civil prestou serviços a empresas que desviaram dinheiro da Petrobrasx ou se os contratos eram apenas uma maneira de disfarçar repasses de dinheiro desviado da estatal do petróleo.

Em janeiro, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal da JD Consultoria, empresa de Dirceu, e do próprio ex-ministro da Casa Civil, depois de as investigações revelarem pagamentos de companhias ligadas ao esquema de corrupção para a consultoria do petista.

A JD Consultoria faturou R$ 29 milhões em contratos com cerca de 50 empresas nos últimos nove anos, segundo informações da defesa do ex-ministro. A empresa declarou que os contratos com as construtoras não têm qualquer relação com os contratos sob investigação da Petrobras, e que os depósitos da JAMP Engenharia são referentes a um trabalho de consultoria.

Em depoimento à PF, o ex-dirigente da Toyo Setal Júlio Camargo, outro delator da Lava Jato, contou que Dirceu usou “diversas vezes” seu avião após ter deixado o comando da Casa Civil, em 2005. Camargo também relatou às autoridades que o petista interveio junto ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para que a multinacional japonesa Toyo garantisse contratos com a petroleira.

16ª fase

A 16ª fase, batizada de Radioatividade, foi deflagrada no dia 28 de julho e cumpriu dois mandados de prisão temporária, além de 23 mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva em em Brasília, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo e Barueri (SP).

O foco das investigações, segundo a PF, são contratos firmados por empresas já mencionadas na Operação Lava Jato com a Eletronuclear, cujo controle acionário é da União.

Os presos são o diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o presidente global da AG Energia, ligada ao grupo Andrade Gutierrez, Flávio David Barra.

Os dois são investigados por lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção nas obras da usina nuclear de Angra 3, localizada na praia de Itaorna, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Segundo o MPF, os valores ilícitos eram repassados por meio de empresas intermediárias para a Aratec Engenharia, Consultoria & Representações Ltda, que pertencente a Othon Luiz.

Fonte G1

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2493
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jose-dirceu-e-preso-na-17-fase-da-operacao-lava-jato/215430725

80 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A Folha faz de propósito e hoje faz história nos dando um clássico do jornalismo:
Mostra o Dirceu sendo preso, e acredito deva ser , ao mesmo tempo coloca para "análisar" sua prisão o Cassio Cunha Lima, senador do PSDB, ou seja, penalmente inimputável, que está sendo julgado desde 2012 na VARA DO MORO, porém tem um processo que não vai para lugar nenhum!!!!!!
A Folha presta um bom serviço e mostra, nessa sutil provocação, que a justiça tem lado no Brasil, e que vamos apenas trocar: os corruptos que podem ser presos do PT, pelos corruptos que não podem ser presos do PSDB. continuar lendo

Quer dizer que o Zé Dirceu é um santo? Não fez nada? Interessante que, desta vez, ele não levantou o punho fechado como fez na primeira prisão. Não foi só a Folha a destacar a prisão dele. Todos os jornais apresentaram em manchete a segunda prisão dele. O sujeito, mentiroso como a presidente Dilma, disse à época da prisão anterior que não tinha dinheiro e pediu que se fizesse vaquinha para ele poder pagar advogado e a multa que lhe foi imposta pelo STF. Houve idiotas que acreditaram e depositaram dinheiro na conta dele. Ocorre que, naquela mesma ocasião ele recebia dinheiro das empreiteiras por "consultorias" que nunca se realizavam, ou seja, mesmo preso fazia "consultoria" e recebia milhões das empreiteiras. Como existem PTrouxas neste país! E ainda querem defender um criminoso reincidente. Que Brasil que vocês querem, afinal? continuar lendo

Me sinto jubiloso por este acontecimento, porém creio que deveria se estender a todos os políticos, principalmente o mentor do PT.

Agora dizem que Dilma deverá ser blindada.

Piada! continuar lendo

Era de se esperar que um petista como Roniel Cury assim se manifestasse. É uma pena que tenhamos pessoas que devem estar muito mais preocupadas com seus "fanatismos ideológicos" ou com seus interesses pessoais e particulares, do que com os destinos da nação.
Para Roniel no Brasil não se faz justiça, no Brasil não existe um judiciário, existe apenas um grupo de "golpistas" que querem "destruir" o PT. Meu caro, quem está destruindo o PT é o próprio PT e seus asseclas....acorde! Somente você e mais meia dúzia é que estão vendo toda esta "injustiça" que tenta demonstrar...parece que você se julga certíssimo e todos os outros brasileiros estão errados! continuar lendo

A Dilma tem que ser blindada. mas no caixão para termos certeza que não irá sair mais de lá. continuar lendo

amos por partes:
Cirval, eu fui bem claro: acredito que ele deva ser preso, volte no que escrevi e você verá isso, porém quero investigações para todos, para mim existe claramente manipulação para voltarmos aos áureos tempos do FHC quando ninguém era investigado e tudo era engavetado.
José Carlos, leia meu texto, não defendo corruptos e também não defendo que alguns corruptos sejam investigados e outros não, como está ocorrendo: por que o processo do Cunha Lima repousa na mesa do Moro sem prosseguir?Por que o trensalão segue lento na justiça mas já tirou 2 Bi (quase 30 mensalões) do bolso dos contribuintes paulista?, por que cartel na Petrobras é crime e no Metro de São Paulo não?
Acho que o fanatismo ideológico é de vocês que defendem com unhas e dentes e sem critica aquilo que acreditam: o Dirceu deveria estar preso com certeza, agora quem tá envolvido com doleiro que joga 400 mil pela janela para não ser preso, deveria estar onde??? No jornal dando uma de colunista ou na cadeia???
Minha opinião é bem clara, os dois deveriam estar, agora a de vocês parece que não, ela é seletiva, converso como pessoas como vocês e elas sempre falam aquela velha ladainha: "compra da reeleição : sem provas" , "sanguessugas: sem provas" , "trensalão : sem provas", mas elas mesmas apoiam o fato de condenarem a vários no mensalão sem provas (leiam o texto do LFG aqui mesmo na jusbrasil), então pergunto por que não condenaram os Dantas, os Malufs, os Serras etc sem prova também??Aquilo que vocês falam que os outros fazem é que o vocês sempre fizeram na história política do Brasil: defender o status quo vigente, seja por medo ou preconceito, sem o mínimo de lógica e amparo em fatos e provas, apenas baseado no gosto e na ideologia pessoal.
Se olhem no espelho que vocês não tem diferença nenhuma para os petistas tontos que pagaram a multa do Dirceu. continuar lendo

Pois é Roniel, embora nós tenhamos a mesma opinião de que todos os corruptos deveriam estar na cadeia, temos um divergência básica. Eu acredito que devemos, imediatamente, estancar a "sangria" à que as finanças do país está submetida, e que está, literalmente, afundando a nação. Não tenho o sonho utópico - que acaba atrapalhando e nos fazendo perder objetividade - de, em uma única tacada, acabar com a corrupção em nossa terra.
Acredito que estes "devaneios" acabam prestando um desserviço à nação, uma vez que, não vai ser "chutando cachorro morto" que vou resolver os problemas do presente. Ficarmos filosofando sobre o que seria ideal para a política do país, não nos levará a resolver o problema do "aqui e agora".
O desemprego, pregão da bolsa despencando, inflação crescendo a cada dia, quebradeira de empresas, volatilidade no cambio da moeda que basicamente lastreia todos os nossos negócios internacionais, são "fantasmas presentes", portanto, é necessário salvar o paciente que se encontra com hemorragia aguda e muito grave neste momento, e posteriormente nos preocuparemos com os "doentes crônicos", que não estão em risco de vida. Há que se estabelecer uma escala de prioridades, e como FHC não está colocando o país em risco neste momento, cuidamos dele depois....é o mínimo de inteligência que temos que esperar de nosso povo. Não basta ficar pregando ideologias, temos que ser objetivos, antes que não tenhamos tempo de corrigir mais nada no país....a continuar como está, não vai sobrar muita coisa! continuar lendo

Prezado Wagner, parabenizo pelo conteúdo.

Olhando a foto que ilustra bem o texto, me pergunto;
O Punho fechado significa símbolo do PT? ou,
Um Código que diz, "amigos companheiros", tudo fechado, daqui não sai nada, não se preocupem?
Abraços. continuar lendo

....Regressas a vossa história caro colega! continuar lendo

Esta foto é da primeira prisão, ou de algum outro momento, no instante da última prisão ele não levantou a mão e sequer cerrou o punho.
Será que isso significa que que agora não está mais "tudo fechado" e que os amigos companheiros podem começar a se preocupar? continuar lendo

Prezado Regis
Perfeito, a foto é da primeira, também espero que sim.

Segundo informações, em off, não podendo ser confirmadas, mas dizem que o povo aumenta mas não inventa, na segunda prisão, daqueles que presenciaram, lhe foi perguntado por que não levantou o punho e o cerrou.
Como disse; dizem, dizem, dizem, ele simplesmente abaixou a cabeça e entrou na viatura.
Esperar pra ver. continuar lendo

Se ele foi considerado o articulador no governo Lula, o mentor não seria logico ser o proprio Lula? Ou o chefe no palacio nada sabia o que acontecia com seu braço direito?
Quadrilheiros isso sim, todos, e por que o BRASIL suporta desatinos assim?
O povo brada por JUSTIÇA...
chega de impunidade .... de corrupção....
Precisamos exercer a Justiça e ordenar para que situações como essas voltem a acontecer. Precisamos usar as ferramentas que estão a disposição da Democracia e mudar simples assim. continuar lendo

João, a possibilidade do poder Executivo, através do Presidente da República, saber de um esquema de corrupção existe. O difícil é provar.

O esquema de compra de votos para a reeleição do FHC foi feita no Congresso. O FHC soube? Por que não saberia? Porém, cabe outra pergunta: como provar que ele sabia? Pois os interlocutores foram os tucanos do Legislativo, e estes jamais confessariam que contaram para o seu correligionário amigo, que exercia o maior cargo político no país. Acho que essa lógica se estende ao Mensalão com Eduardo Azeredo e FHC, e depois com Dirceu e Lula. continuar lendo

Não queria ser irônico, sei que não é momento para brincadeiras, mais receio que o Sr. Dirceu será condenado a mais um ano de prisão domiciliar, sem direito a pedir pizza. Talvez librem comida chinesa. E NÓS SEGUE SOFRENDO. continuar lendo

Jadson obrigado por colocar o tema em discussão, concordo com o amigo, FHC tbm errou mas nunca minou as riquezas da base do Pais, não destruiu a todos. A justiça infelizmente não opera a vontade do povo, chegara a hora em que alguem vai ter que tomar uma atitude, e a corrupção no nosso país precisa de remedio amargo para curar e, o remedio é extirpar todos corruptos para que outros pensem duas vezes antes de fazer parte do clube. Essa novela ainda não terminou pois ainda nao abriram a caixa preta do BNDS , aí sim teremos a real noção do buraco em que estamos.
Tenho para mim que o Justiça realmente é cega, por que?
Quem usa dinheiro público em beneficio proprio, desviando verbas e quando isso acontece pessoas morrem esses políticos deveriam ser julgados como assassinos. simples. Quem sabe um dia veremos esses patifes sem carater serem julgados como devem, ex Collor: Se for provado a culpa dele, ele não deveria ser extirpado desse mundo?
Ou deveria se candidatar a presidente para terminar de matar o povo e existem muitos iguais e ele no congresso. continuar lendo

Enquanto isso, o (mesmo) crime cometido pelo tucano Eduardo Azeredo não lhe rendeu se quer 1 dia de prisão. Já está prescrevendo. continuar lendo