Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Sete pessoas suspeitas de terem participado do linchamento que levou à morte Cledenilson já foram indiciadas

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 9 anos

Sete pessoas suspeitas de terem participado do linchamento que levou morte Cledenilson j foram indiciadas

Sete pessoas suspeitas de terem participado do linchamento que levou à morte Cledenilson Pereira da Silva, de 29 anos, no último dia 6 de julho, em São Luís, já foram indiciadas pela Polícia Civil do Maranhão e responderão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe e por tentativa de homicídio do adolescente que também foi amarrado no poste.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Guilherme de Sousa Filho, as imagens ainda estão sendo analisadas e outras duas pessoas deverão ser ouvidas ainda na próxima semana. “Esses depoimentos são imprescindíveis para a elucidação completa do caso e também estamos no aguardo do laudo de exame de local de morte violenta que vai realmente definir a dinâmica de todo o fato delituoso”, disse.

Todos os indiciados no inquérito policial vão responder pelo homicídio como autor, coautor e partícipe. No julgamento, o juiz deve analisar a conduta de cada um para aplicar a pena. Quem teve participação menor vai ter pena menor.

Ainda segundo o delegado, nenhum dos envolvidos tinha antecedentes criminais. “Geralmente esses crimes que são comumente chamados de linchamento são praticados por pessoas que não têm históricos de crimes. São pessoas que vão passando naquele momento, revoltadas com algumas coisas, foram vítimas de assaltos ou furtos e acabam se envolvendo”, explicou o delegado.

A polícia tem até o dia 7 de agosto para finalizar o inquérito policial e entregar à Justiça.

Legítima Defesa

De acordo com o Código Penal Brasileiro no artigo 25, a legitima defesa se caracteriza pela prática de um fato típico, previsto em lei como crime, para repelir a injusta agressão de outrem a um bem jurídico seu ou de terceiro.

Porém, o delegado Guilherme de Sousa Filho explica que não se aplica ao caso do linchamento de Cledenilson. “Se naquele momento as pessoas que estavam no bar o imobilizassem e entrassem em contato imediatamente com a Polícia Militar eles estariam agindo em legítima defesa. Mas, o que a gente percebeu ali foi um excesso da legitima defesa. Espancamento? Lesões? Violação da dignidade da pessoa humana? Virou um espetáculo macabro e isso a lei não permite”, disse.

Relembre o caso

Cledenilson Pereira da Silva morreu após ter sido agredido por populares que ficaram revoltados com uma tentativa de assalto que seria praticada por ele em um bar na região do bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís. A vítima estava armada com um revólver e em companhia de um adolescente de 16 anos.

Segundo o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a morte foi causada por uma garrafa enfiada no coração durante o linchamento. A polícia disse que está investigando todos os envolvidos e que eles serão indiciados.

A namorada de Cledenilson está grávida de três meses, conforme informou o G1. "No velório, vi uma menina chorando bastante e perguntei quem era. Era a namorada dele. Foi aí que fiquei sabendo que ela está grávida de três meses do meu filho", disse a mãe da vítima, Maria José Gonçalves.

Fonte G1

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações776
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sete-pessoas-suspeitas-de-terem-participado-do-linchamento-que-levou-a-morte-cledenilson-ja-foram-indiciadas/213828653

Informações relacionadas

Bianca Ragasini, Advogado
Artigoshá 3 anos

Meu nome foi negativado indevidamente, e agora?

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É bom ver que a justiça comece a enxergar que esses são igualmente criminosos!
Boa tarde meu amigo
ABraço continuar lendo

Boa tarde, querida Elane.

Pois é. O engraçado que os indiciados agora vão procurar advogados em busca da ampla defesa e contraditório, coisas que eles não deixaram o pobre rapaz linchado ter.

O mundo dá voltas!

Um forte abraço!!! continuar lendo

O Estado é omisso e a Justiça é leniente, falha e extremamente morosa.
Se houvesse, no caso reportado, a iniciativa de chamar a Polícia Militar para prender o bandido, será que algum policial iria comparecer ao local de forma rápida e eficiente?
Vejam, não estou aqui defendendo o olho por olho, dente por dente, mas faço o alerta de que a sociedade não está mais tolerando as omissões do Estado e da Justiça, e, por este motivo, está agindo em "defesa própria".
Utilizei o termo entre parenteses pois não se trata de uma forma própria de defesa, mas não podemos simplesmente culpar a sociedade por este tipo de reação, se não existe por parte do Estado as medidas eficazes para combater as ações criminosas.
Devemos, sim, cobrar do Estado comprometimento, já que a segurança pública é dever do Estado. continuar lendo

Não existe crime triplamente qualificado, a qualificação é só uma.
O agente não pode acumular qualificadoras na aplicação da pena. Na aplicação da pena pode-se usar apenas uma qualificadora e as outras situações em que indicariam uma qualificação devem servir como circunstancias judiciais, agravantes ou ate mesmo causa de aumento. continuar lendo

Não quero aqui fazer nenhuma apologia à violência, mais pq esse bando de pessoas que agridem estes "tido criminosos", não dão uma votinha por Brasilia? Acredito que lá vai faltar poste para amarrá-los!!!!

Enquanto a população busca justiça com as próprias mãos, os ladrões de terno e gravata continuam as soltas e sem nenhuma punição.

ACORDA BRASIL!!! continuar lendo