Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Transferência de Toffoli beneficia investigados da Lava Jato

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 9 anos

Por Luiz Orlando Carneiro

A migração do ministro Dias Toffoli da 1ª para a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, a fim de completar a formação de cinco membros do colegiado, desfalcado desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa, deverá beneficiar os 27 envolvidos nos inquéritos decorrentes da Operação Lava Jato que não foram indiciados, apenas, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas também por crime de formação de quadrilha.

É que, no julgamento dos recursos dos condenados na ação penal do mensalão (AP 470), no início do ano passado, Toffoli integrou, no plenário do STF, a maioria que, por 6 votos a 5, livrou José Dirceu e outros sete réus das penas do delito previsto no artigo 288 do Código Penal.

Os inquéritos da Lava Jato – com exceção dos referentes aos atuais presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros e Eduardo Cunha – serão analisados e julgados pela 2ª Turma, que é integrada, no momento, por Teori Zavascki (presidente da turma e relator do processo da Lava Jato), Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

No dia 27 de fevereiro do ano passado, na conclusão do julgamento de embargos infringentes da AP 470, com os votos dos ministros Teori Zavascki (que só participou da etapa final daquele processo) e Rosa Weber, seis dos 11 ministros do STF decidiram absolver do crime de quadrilha os réus José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e os outros cinco condenados pelo mesmo delito (Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Kátia Rabello e José Roberto Salgado).

Os outros quatro ministros que assim já tinham votado na sessão anterior foram Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Naquela ocasião, a maioria do STF concluiu, portanto, ao julgar os embargos dos apenados – com a nova composição, na qual Zavascki sucedeu Cezar Peluso, e Roberto Barroso substituiu Ayres Britto – que os mensaleiros não foram quadrilheiros. Mas, sim, corréus na prática de crimes contra a administração pública ou contra o sistema financeiro.

Com a ida de Dias Toffoli para a 2ª Turma, é de se esperar que ele, Teori Zavascki e Cármen Lúcia formem a maioria de três votos necessários para que sejam retirados das denúncias a serem oferecidas, para o início da ação penal, por crime de quadrilha, 27 dos investigados na Lava Jato.

O delito do artigo 288 do Código Penal era tipificado como “quadrilha ou bando”, mas era mais conhecido como o de formação de quadrilha (associação de mais de três pessoas para o cometimento de crimes). Com a Lei 12.850/2013, passou a ser denominado como de “associação criminosa”, com a seguinte redação: “Associação criminosa – Associarem-se três ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes (reclusão de um a três anos)”.

Contudo, para efeitos de um esquema que teve início em 2004 – conforme a Procuradoria-Geral da República – vale ainda a redação antiga do artigo 288, segundo a qual formação de quadrilha é a associação “de mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes.

Dos inquéritos da Lava Jato (ou “petrolão”) que agora se iniciam, o que tem o maior número de indiciados por “quadrilha ou bando” é o Inquérito 3.989, resultante da Petição 5.260 e de outras seis petições similares. Tal inquérito reúne sete senadores (inclusive o presidente do Senado, Renan Calheiros, que figura também, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no inquérito oriundo da Pet 5.254), 17 deputados federais, 11 ex-deputados federais e o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transferencia-de-toffoli-beneficia-investigados-da-lava-jato/173048885

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dias Tóffoli aparentemente vai livrar todos os políticos corruptos da cadeia do Lava Jato, orquestrando sua equipe para, com jeitinho, descartar as acusações do MP.

Contudo ele terá uma chance de ouro para, tendo como exemplo o grande ministro Joaquim Barbosa, ajudar passar este Brasil a limpo e colocar seu nome no altar das glórias cívicas da república, com todas as suas recompensas e benesses.

Caberá a Dias Tóffoli decidir se quer ser mais um empregado corrupto do PT ou o líder nacional da justiça no pais. É uma decisão difícil dada o cacife dos réus e os riscos da decência moral. continuar lendo

Se eu fosse um ex-advogado de um partido e ex-advogado pessoal de uma autoridade suspeita da prática de ilícitos e que posteriormente tivesse sido agraciado com o cargo de Ministro do STF, nos moldes de Dias Toffoli, jamais aceitaria a incumbência de julgar meus ex-protegidos. Onde fica a isenção do juiz? Acho este fato é imoral, ilegal e absurdo. O povo brasileiro não pode aceitar esse julgamento. continuar lendo

Concordo com você Francisco, como dizia Cezar, não basta apenas ser honesto, é preciso também parecer ser honesto. A atitude do cidadão Dias Toffoli, na minha opinião, confirma as suspeitas que recaem sobre ele. continuar lendo

Se é para não acontecer nada com os criminosos, por que as investigações e a divulgação dos crimes? continuar lendo

Meu Deus!!! Eu ainda espero sinceramente que se faça justiça nesse país. continuar lendo