Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Sétimo lugar entre 100 países, Brasil bate recorde em homicídios

Jovens negros são maiores vítimas de homicídios no Brasil.

Publicado por Wagner Francesco ⚖
há 10 anos

A Copa está indo bem, mas na vida real a coisa anda feia por aqui. A cada dia, 154 pessoas morreram, em média, vítimas de homicídio no Brasil, em 2012. Ao todo, foram 56.337 pessoas que perderam a vida assassinadas, 7% a mais do que em 2011.

Os dados são do Mapa da Violência 2014, que mostra um crescimento de 13,4% de registros desse tipo de morte em comparação com o número obtido em 2002. O percentual é um pouco maior que o de crescimento da população total do país: 11,1%.

As principais vítimas são jovens do sexo masculino e negros. Ao todo, foram vítimas desse tipo de morte 30.072 jovens, com idade entre 15 e 29 anos. O número representa 53,4% do total de homicídios do país. Também, desse total, 91,6% eram homens.

Os homicídios também vitimam majoritariamente negros, isso é, pretos e pardos. Foram 41.127 negros mortos, em 2012, e 14.928 brancos. Considerando toda a década (2002 – 2012), houve “crescente seletividade social”, nos termos do relatório. Enquanto o número de assassinatos de brancos diminuiu, passando de 19.846, em 2002, para 14.928, em 2012, as vítimas negras aumentaram de 29.656 para 41.127, no mesmo período.

E a coisa ganha contornos dramáticos quando o relatório destaca que

Ao todo, ao longo dessa década, morreram 556 mil pessoas vítimas de homicídio, quantitativo que excede largamente o número de mortes da maioria dos conflitos armados registrados no mundo.

É provável que ganharemos a Copa. Torço muito pra que isto aconteça, de verdade. Quero que o juiz aponte o meio de campo, levante o braço, apite o final do jogo e possamos gritar que temos orgulho de sermos brasileiros. Mas a vida vai seguir, e enquanto o nosso Brasil é campeão, outros negros jovens serão achados, estendidos, mortos no chão.

Leia mais aqui

  • Publicações515
  • Seguidores5440
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações253
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/setimo-lugar-entre-100-paises-brasil-bate-recorde-em-homicidios/125579396

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"A Copa está indo bem, mas na vida real a coisa anda feia por aqui" disse tudo, mas quem se importa? Somos o país do futebol!!!

Verás que um filho teu não fogOOOOL! continuar lendo

esses índices são alarmantes, mas ninguém se preocupa nem a mídia, é uma pena que isso aconteça no nosso País. continuar lendo

E por onde anda a Maria do Rosário sobre esse assunto, hein?!
Sempre tão ativa contra a violência! continuar lendo

Só contra a dita..dura......rsrsrsrsrsrsr
se esbaldam em pagar milhões por torturas.....quando os torturados são os seus......
O povo torturado com tanta matança causada pela bandidagem nos 3 poderes....não tem indenizações...o povo que se lasque.
Espero que os bandidos saiam dos 3 poderes!!
Espero que um dia o povo não permita bandidos e que os arranquem do poder...a força mesmo...pois estamos cheios da violência contra nós. continuar lendo

Temos sete cidades entre as 15 mais violentas do mundo e a maioria são no nordeste.
Todos nós temos que parar para pensar em como resolver este gravíssimo estado de violência em que vivemos no nosso dia a dia. Temos que pensar que não vivemos no meio de uma guerra e sim em uma profunda crise social, cuja resolução não passa por aplicarmos mais violência e sim que necessitamos de uma relevante e intensa reforma estrutural para a nossa Nação. Uma reforma política e judiciária para debelar e sufocar a corrupção, uma reforma no sistema financeiro e tributário, na previdência social, um intenso investimento no binômio educação e saúde, não esquecendo o saneamento básico, a infraestrutura rodoviária, uma reforma agrária devidamente pensada e não com invasões, e a habitação para todos. continuar lendo